quarta-feira, 11 de setembro de 2013

                                             HISTÓRIA DO TEODOLITO


O Teodolito foi inventado pelo italiano Ingnazio Porro em torno de 1835. Um único instrumento que emitia a medição de distância, elevação e direção, e reduzia significamente o tempo usado para a topografia e aumentava a precisão.






O que é TEODOLITO? Para que serve?
O teodolito é um instrumento óptico utilizado para a realização de medidas de ângulos, distâncias e alturas verticais e horizontais. Serve para medir ângulos, muito utilizado na topografia e em construções de viadutos em rodovias.

            Construindo um TEODOLITO



  Materiais:
*Transferidor (copia de papel)           *Papelão
*Canudo               *Cola                         *Alfinete



Modo de fazer:

Recorte o papelão do tamanho do transferidor, cole a cópia de     pape do transferidor no papelão fixe o canudo no centro do transferidor. Agora é só usar.





        Modo de uso:
Posicione o teodolito caseiro de modo que a sua base fique perpendicular ao objeto que vamos medir a altura. Medimos a distância do objeto até o teodolito com um metro. Através do canudo, miramos o pico do objeto (o ponto mais alto), com isso marque o ângulo no transferidor. Com esse ângulo usamos a trigonometria para medir a altura. (tangente do ângulo é igual ao cateto oposto (altura) dividido pelo cateto adjacente (distância do objeto ao teodolito. 

                                             EXERCÍCIOS DE  FIXAÇÃO